sábado, 14 de maio de 2011

bolo de iogurte, canela e passas!

Tinha uns iogurtes a acabar o prazo e umas passas que teimavam em ficar na dispensa desde o ano novo e resolvi improvisar!
Saiu muito bem mesmo! E logo eu que desde que engravidei não tenho tido sorte com os bolos ora não crescem ou ficam mal cozidos... uma treta mas este sim sr de tirar o chapéu, bom, fofinho, saboroso, hummm...! A repetir!
Como não fiz a receita à risca, foi mais uma invenção minha, vou pôr aqui as medidas que usei.

Ingredientes:
2 iogurtes(um de pêssego e outro de coco)
3 ovos inteiros
3 medidas de açúcar(medida do copo de iogurte)
1 medida de óleo
4 medidas de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento para bolos
1 colher de café de canela
1 chávena de passas desidratadas (pus as passas num tacho com 2 chávenas de água e 2 colheres de açúcar e deixei ferver em lume baixo até hidratarem)
1 chávena da água ainda quente onde ferveu as passas

Preparação:
Fiz na bimby. Juntei no copo os ovos inteiros, o açúcar, os iogurtes, o óleo e programei 3min/vel.3. Quando findo o tempo juntei a farinha e misturei tudo na vel. 3/4/5 até estar tudo envolvido. Pela abertura juntei o fermento e a canela. Novamente vel.3. Por fim juntei as passas e a àgua apenas na vel.2 durante 15seg. para não triturar as passas.
Passar a massa para uma forma (eu usei a minha grande de buraco ao meio) untada com margarina ou óleo (eu usei o óleo em spray da Espiga) e farinha. Forno a 200º durante 40 minutos (no meu forno levou este tempo, agora o melhor é ir controlando a cozedura do bolo e fazer o teste do palito).
Bom apetite!
No mesmo dia foi quase todinho... Uma delicia!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem as vossas mensagens...
Beijinhos