sábado, 18 de junho de 2011

Lombo de porco assado no forno com batata assada

Carne de porco é a que usamos mais aqui em casa, tal como frango, além de mais barata a diversidade de receitas é grande!
Temperei este lombo com uma boa marinada e deixei de um dia para o outro para apurar muito bem! Não olhei às quantidades fiz a olho e pus o suficiente para embernear bem a carne e deixar a tomar gosto!
 Ingredientes:
1 lombo de porco com 1, 200kg aproximadamente
cebolas picadas
alhos
massa de pimentão
massa de alho
vinho branco
pimenta qb
sal qb
louro qb
alecrim qb

Para as batatas:
2 kgs de batatas      
3 cebolas médias
pimentão de cor
sal qb
vinho branco qb
louro qb
azeite qb

Preparação:
Eu tenho uma cloche, forno eléctrico com duas resistências  uma em baixo e outra em cima.
Coloquei o lombo no tabuleiro do forno com um pouco da marinada, colheradas de banha por cima da carne e deixei a assar. Como a carne leva algum tempo a assar, liguei a cloche logo cedo e pus o lombo a assar. À medida que ia assando fui regando com a marinada!
O resultado foi este:





Enquanto a carne assava descasquei as batatas, cortei-as em quartos e dispus sobre uma cama de cebola no tabuleiro. Pus o louro e os restantes ingredientes e liguei o forno do meu fogão a 200º graus e pus as batatas a assar. Fui virando-as para ficarem bem coradinhas e ficaram assim:





Digamos que ficou um cheirinho optimo em casa e soube melhor ainda! Acompanhámos com saladinha e umas azeitonas!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixem as vossas mensagens...
Beijinhos